24 maio 2006

Mapas de Riscos e Projetos de Ação na TS 101 FACTUM




Os alunos da Turma 101 do Curso Técnico de Segurança do Trabalho da Escola Factum apresentaram hoje, dia 24 de maio de 2006, os Mapas de Riscos Ambientais conforme divulgado anteriormente.
Foram três apresentações que demonstraram a qualidade e esforço desses futuros Técnicos de Segurança do Trabalho que aproveitaram a oportunidade de vivenciar na prática uma importantíssima atribuição da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
O primeiro grupo, formado pelos alunos Aline Pereira, Edina Vicente, Helenita Pereira, Maurício Correa e Rogério da Silva, apresentou o Mapa de Riscos de um açougue do Mercado Público de Porto Alegre. O segundo grupo, formado pelos alunos Gustavo Schally, Jorge dos Santos, Helen Lopes, Kátia Maia, Marilene De Quadros e Maurício Madeira, trouxeram na sua apresentação as condições de trabalho de uma associação de triagem de lixo seco, onde trabalham pessoas especiais. O terceiro grupo, formado pelos alunos Adriano Matias, Clara de Oliveira, Cláudia Fernandes, Elias Andrade, Rodrigo Hoff e Sadir Guterres, apresentou o Mapa de Riscos de um quiosque de lanches existente no térreo da Galeria Luza, onde está sediada a Escola Factum.
Cada grupo trouxe uma inovação, não apenas pelos lugares escolhidos, mas por terem qualificado mais a aplicação do modelo operário italiano para a confecção dos mapas, assim como fora abordado na disciplina de Fundamentos de Segurança do Trabalho II.
A subjetividade na análise dos riscos, a validação consensual para apontar os riscos no mapa, a atividade num grupo homogêneo na coleta de informações e envolvimento dos trabalhadores dos lugares escolhidos e a não-delegação, ou seja, assumiram todos com seriedade a atribuição de realizar o mapeamento.
Essa simulação das atividades da CIPA, que já ocorrera antes com o processo eleitoral, visa favorecer ao futuro técnico, a experimentação de suas atribuições como estimulador, orientador e agente de capacitação.