01 junho 2006

GASPAE







No dia 31 de maio de 2006, o Dia Internacional sem Tabaco foi marcado pela apresentação do GASPAE – Grupo de Apoio à Saúde e Prevenção de Acidentes na Escola, idealizado pelos alunos da Escola Factum de Porto Alegre/RS, das turmas 102 e 101 do Curso Técnico de Segurança do Trabalho.
Os alunos apresentaram palestra sobre o fumo no ambiente escolar, especialmente nas escadarias do prédio, o transporte de alimentos nos elevadores, e as conseqüências danosas à comunidade escolar, que vão desde os danos à saúde dos fumantes e fumantes passivos, até a ocorrência de acidentes como incêndios e queimaduras, por exemplo.
Cerca de uma centena de alunos e alguns professores da Escola estavam apoiando o evento que buscou estimular a comunidade da Escola Factum a um comportamento mais seguro e condizente com o ambiente escolar, que deve ser limpo, seguro e livre de comportamentos que possam causar acidentes ou sinistros. Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem e de Enfermagem do Trabalho estiveram presentes em grande número.
A Direção da Escola mostrou entusiasmo com o trabalho dos alunos e dedicou seu apoio em todos os aspectos. Na abertura, a Diretora, Professora e Enfermeira Rita Towsend, disse que as ações de qualificação do ambiente escolar necessitam do envolvimento de toda comunidade da Escola, e quando isso ocorre dá tudo certo e o trabalho alcança mais facilmente seus objetivos.
O mote dessa primeira campanha foi: “O ALUNO DA FACTUM É 10!”, buscando estimular cada um a um comportamento nota 10, isto é, um aluno 10 não sobrecarrega os elevadores, não fuma nas escadarias, não transporta alimentos mal acondicionados nos elevadores, descarta os resíduos adequadamente. São tantas as formas de participar positivamente da melhoria do ambiente escolar, sem que seja necessário proibir atitudes, mas estimular ações positivas.
Foram elaborados cartazes e um “banner” orientando para as ações adequadas e positivas destinadas a um ambiente escolar confortável e seguro. Sinalizam como se pode transportar alimentos de forma higiênica e segura nos elevadores e nos corredores da escola, utilizando-se de tampas vedantes para os recipientes com líquidos e os alimentos comestíveis envolvidos adequadamente para que não tenham contato com as pessoas no entorno. Será destinado outro espaço para os fumantes, onde possam, além de fumar, refletir sobre a possibilidade de vencer essa dependência química, e reduzir os riscos de incêndio com o fumo em local inadequado.
Certamente iniciativas como essa vão se multiplicar na Escola, estimulando os alunos a participar de forma ativa para um ambiente escolar cada vez mais estimulante e produtivo.