18 maio 2006

Segurança na Escola


O Tabagismo é encarado como questão de saúde pública, devido aos altos índices de mortalidade provocadas por doenças relacionadas diretamente com a dependência química do fumo. É tema permanente de debates, motivação e ações nas escolas e no ambiente de trabalho. Hoje os especialistas vêm dando importante enfoque ao tabagismo passivo.
O Curso Técnico de Segurança da Escola Factum está criando, com a ação direta dos alunos do turno da manhã, turmas TS 102 e TS 101, orientações para a qualificação do ambiente, que hoje sofre com o transporte de alimentos dentro dos elevadores, líquidos quentes e frios, além do fumo nas escadarias do prédio, dentre outras questões relacionadas. O objetivo é destacar os males do fumo e também correlacionar o tabagismo como prejudicial ao trabalho, causador também de acidentes como incêndios, a contaminação no ar respirável, alergias, a obstrução de áreas de circulação e fuga no caso de sinistros, assim como o transporte de alimentos, a sobrecarga dos elevadores resultarem em acidentes severos.
A Direção da Escola está apoiando tais ações que visam a melhoria do ambiente escolar para os alunos da Factum e do ambiente de trabalho para seus funcionários.

Abaixo, algumas indicações de sites sobre o tabagismo passivo.

http://www.revistaabcancer.org.br/Materia.asp?Edicao=29&Materia=1

http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=843

http://www.prevfumo.med.br/otabagismo/fumopassivo.htm

http://www.inca.gov.br/tabagismo/

17 maio 2006

SEMANA DA ENFERMAGEM NA ESCOLA FACTUM


A comunidade da Escola Factum está realizando uma série de atividades envolvendo os alunos, professores e direção, em torno da Semana da Enfermagem.
O Curso Técnico de Segurança do Trabalho estará representado, apresentando trabalhos relacionados ao Tabagismo, Alcoolismo, segurança nos elevadores e escadas, tudo visando a melhoria da qualidade de vida na Escola através de um ambiente seguro e saudável.
Várias Palestras estarão sendo realizadas, é só olhar o seguinte endereço: http://www.escolafactum.com.br/evento.php .

Amanhã teremos duas palestras:
1) COMUNICAÇÃO PARA INCLUSÃO - Com a Pedagoga Kátia Ribas, às 11 horas, na Sala 51.
2) Palestra " A violência familiar, é possivel proteger a criança?, com a Procuradora Geral da Justiça, Maria Regina Azambuja, às 17h45min.

Por fim, dia 24, os alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, Turma TS 101, apresentarão os Mapas de Riscos Ambientais realizados dentro da Disciplina de Fundamentos de Segurança do Trabalho II. Estão todos convidados para todos esses importantes eventos.