08 abril 2007

28 DE ABRIL - DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO



A Organização Internacional do Trabalho em 2003 instituiu a data de 28 de abril pa ra a reflexão de todos sobre as vítimas dos acidentes e doenças do trabalho. No Brasil são milhares de acidentes e acidentados, mais de 2 mil mortos afora os incapacitados permanentemente para uma vida produtiva.
Neste momento que escrevo o presente texto, o programa Fantástico da Rede Globo fala previdência social, e seus gastos com aposentadorias, quando somam cerca de 20 bilhões de reais. Contudo não seria mais honesto buscar enfrentar os gastos da previdência reduzindo de forma importante os cerca de 30 bilhões de reais gastos com os acidentes e doenças do trabalho?
Os custos sócio econômicos decorrentes do acidentes do trabalho só podem ser enfrentados com educação para a prevenção, quando deverá se buscar, como disse a professora Maria Muccillo as "reais causas dos acidentes do trabalho".
Ainda vemos a defesa, o uso dos termos ato inseguro e condição insegura, que já há muito vem sendo contestados pois limitam, enganam, distanciam o enfrentamento sobre as "verdadeiras causas dos acidentes do trabalho"
Vamos fazer o que para lembrar das vítimas do acidentes e doenças do trabalho? O que farão as escolas, os alunos, os professores, os trabalhadores,sindicatos, governo?
Reflitamos!

Gerson Rocha