14 junho 2007

Segurança e Saúde nas Micro e Pequenas Empresas

Responsáveis pelo maior contingente de trabalhadores desassistidos de uma melhor assessoria para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o SESI e a FUNDACENTRO criam projeto para que estas empresas tenham melhor produtividade, e produzam menos vítimas.
Isso ampliará as vagas para os técnicos em segurança do trabalho, pois o projeto atingirá empresas com até 99 empregados e a ação do técnico em segurança será imprescindível para o alcance dos objetivos.
Já foi entregue por mim à Escola Factum, projeto de criação de um Serviço de Segurança Virtual, não no sentido de ocorrer apenas no ambiente da web, mas sim com o objetivo de aproveitar o desenvolvimento do aprendizados dos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho a, dentre de suas habilidades, poderem estar ligados cada vez mais a atividades reais da prevenção. A prioridade são pequenas e micro empresas e instituições carentes, onde os alunos poderão desenvolver a prática de mapeamento de riscos ambientais, elaboração de PPRAs, assim como ministrar palestras ou mesmo dar curso de formação de membros de CIPA, dentre outros serviços.

Uma demonstração disso é a contrbuições desses alunos para esse Blog, como é o caso da notícia enviada por Fabrício Marchisio, formando do curso técnico.
Abaixo segue a notícia.

Prof. Gerson Rocha

Para alguns colegas que andam meio desanimados com a insegurança de uma colocação no mercado de trabalho, la vai a dica.

O SESI em parceria com a FUNDACENTRO, está criando um projeto que vai valorizar e criar mais vagas no mercado de trabalho para Técnicos.

Empresa saudável: Menos custos, mais produtividade
O projeto Saúde e Segurança no Trabalho para Micro e Pequenas Empresas é uma iniciativa do SESI, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para implementar ações de saúde e segurança em empresas com até 99 funcionários. Com ele a pequena empresa tem condições de atender à legislação e promover uma melhoria efetiva no ambiente de trabalho, além de reduzir acidentes, evitar o sedentarismo e prevenir a ocorrência de doenças, sem que para isso precise gastar muito. Assim a indústria só tem a ganhar. O programa possibilita a diminuição de custos com questões legais, aumento da satisfação e participação dos trabalhadores, e elevação da sua produtividade e competitividade no mercado. Entre em contato com o SESI do seu estado.


Apoio

Matéria exibida no site do SESI: http://www.sesi.org.br/sstmicroepequena/


Fabricio Marchisio

12 junho 2007

10º PREVESUL, PARTICIPE!


O aluno Fabrício Marchisio da Turma TS 102 da Escola Factum, mais uma vez contribui com o Blog e envia notícia sobre o PREVENSUL.


Porto Alegre recebe maior evento de SST do sul do país


De 20 a 22 de junho Porto Alegre será palco do mais importante evento prevencionista do sul do Brasil: a Prevensul - 10ª Feira e Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, que retorna à capital gaúcha em sua décima edição. Durante os três dias de evento, que acontecerá na PUC/RS, serão debatidos importantes temas relacionados à Saúde, Segurança do Trabalhador durante uma programação bastante ampla. Ocorrerão paralelamente a Ecosul - 3ª Feira e Seminário Sulbrasileiro de Meio Ambiente Industrial e a Mercofire - 7ª Feira e Seminário de Segurança Contra Incêndio do Mercosul.

Os congressos, seminários, palestras e workshops retornarão à Porto Alegre para promover a capacitação e qualificação profissional através de debates, palestras e apresentação de trabalhos, analisando profundamente os temas mais importantes que envolvem o setor.

A Ecosul - 3ª Feira e Seminário Sulbrasileiro de Meio Ambiente Industrial reunirá entidades e profissionais preocupados com a gestão ambiental dentro das empresas. Paralelamente à Feira será realizado um seminário organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/Seção RS) com programação técnica voltada aos profissionais que atuam na área, além de estudantes e pesquisadores.

Também paralelamente à PrevenSul será realizada a sétima edição da Mercofire - Feira e Seminário de Segurança Contra Incêndio do Mercosul, que apresentará informações importantes sobre a evolução do setor de combate e prevenção contra incêndio, além de uma mostra diversificada de equipamentos, novas tecnologias, sistemas de detecção e alarme.
O seminário será uma oportunidade para troca de informações entre especialistas e profissionais do setor.

Além disso, o encontro oferecerá dois workshops e cinco cursos. No primeiro dia acontecem os painéis Proteção Respiratória contra Agentes Químicos e Bioaerossóis e Instalações Elétricas em atmosferas potencialmente explosivas. O Curso Básico de Higiene Ocupacional ocorre nos dias 20 e 21. Finalmente, no dia 21 ocorre o curso Controle de Ruído e Protetores Auditivos e no último dia da PrevenSul acontece o painel Índice Tor-Tom – Indicador ergonômico numérico para avaliar o risco e orientar quanto à prescrição de melhorias ergonômicas.

Já os workshops disponíveis serão Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário e Fator Acidentário de Proteção – NTEP/FAP e Para Entendimento da NR-33, Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.
Junto à PrevenSul ocorrerá também a 12ª edição do Encontro Estadual dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Rio Grande do Sul que é organizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado (Sinditest/RS).

Para realização de inscrições ou mais informações ligue (51) 2131-0400, envie um e-mail para atendimento@protecaoeventos.com.br ou acesse o site www.protecaoeventos.com.br.

Fonte: Redação Revista Proteção – 14/05/07