09 maio 2006

Lavando os uniformes dos empregados



Imagem:http://www.megabrasil.net/imagens/equipamentos_04.gif

As empresas de São Paulo poderão ter que lavar os uniformes dos seus empregados. Veja reportagem abaixo:

Empresas
Nova lei obriga empresas a lavarem uniformes dos funcionários
Terça, 9 de Maio de 2006, 10h31
Fonte: INVERTIA


"Uma nova lei que poderá ser regulamentada pelo governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, poderá obrigar as empresas que trabalham com produtos químicos perigosos a lavarem os uniformes de seus funcionários.

A Lei número 12.254, de 09 de fevereiro de 2006 - promovida pelo deputado estadual José Zico Prado (PT-SP) - foi criada pelo fato de muitas empresas que lidam com produtos químicos perigosos não lavarem os uniformes de seus funcionários, fazendo com que eles tenham de lavar em suas casas. Muitas vezes, as substâncias podem ser nocivas ao trabalhador e sua família.

O Sindicato de Lavanderias e Similares de São Paulo (Sindilav), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), a Força Sindical e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) apóiam o projeto. Segundo a lei, as empresas poderão assumir a lavagem internamente ou terceirizá-la. No caso da lavagem ser feita pela própria empresa, ela terá de tratar os resíduos e a água para não poluir o meio-ambiente.

"Como grandes conhecedores de produtos químicos, sabemos que algumas classes trabalhadoras correm riscos ao expor suas famílias ao contato com substâncias utilizadas em empresas que chegam aos lares pelos uniformes", alerta José Carlos Larocca, presidente do Sindilav. " http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200605091331_INV_29352935

08 maio 2006

ACIDENTES DE TRABALHO CUSTAM CARO AO BRASIL


Esta foto foi feita do 11o andar de prédio próximo










Domingo, 30 de abril de 2006, 10h44
Brasil gasta R$ 21 bi com acidentes de trabalho


O Brasil tem um prejuízo aproximado de R$ 21 bilhões por ano com gastos em acidentes de trabalho, segundo pesquisa realizada pela Fundação de Economia da Universidade de São Paulo (USP).
Este número, que representa cerca de 4% do PIB brasileiro, é citado pelo chefe do Setor de Saúde e Segurança no Trabalho, do Ministério do Trabalho do Paraná, Sergio Barros, como uma catástrofe para o País. "É uma verdadeira guerra, em que são feridos anualmente 380 mil trabalhadores e 1% desse total vai a óbito", explica.
A última estatística realizada pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, em 2004, mostra que o número de acidentes de trabalho no Paraná aumentou em relação a anos anteriores. De 35.185 acidentes com processos encerrados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) depois de completado o tratamento e indenizadas as seqüelas, 212 trabalhadores morreram e 968 ficaram permanentemente incapacitados.
Em 2003, haviam sido registrados 30.906 acidentes com 225 óbitos e que deixaram 846 pessoas inválidas. De 2003 para 2004 houve um aumento de mais de 4,3 mil acidentes de trabalho.
A atualização e a exatidão desses dados, segundo Barros, se torna difícil porque menos da metade dos acidentes de trabalho que acontecem no Estado são notificados às autoridades. "E o grande número de trabalhadores no mercado informal faz com que esta estatística possa ser duplicada", observa.
Agência Brasil

07 maio 2006

Segurança na Saúde













Imagem obtida do site: ttp://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira31/fotos/SERINGA.jpg



Os trabalhadores da Saúde agora tem uma Norma Regulamentadora específica, a NR 32. Importante reportagem da Revista Proteção, edição do mês de fevereiro de 2006, apresenta matéria com 12 páginas, tratando sob vários aspectos e com muita qualidade, a segurança e saúde dos profissionais da saúde. Vigente desde abril, a NR-32 deverá ser alvo de cursos, palestras e o mais importante, deixa mais clara a necessidade de contratação de profissionais de segurança do trabalho por parte das empresas de serviços de saúde. Mais um campo de trabalho se intensifica paras os técnicos de segurança do trabalho. É a primeira norma de segurança específica para os trabalhadores e empresas do ramos da saúde.

Fatores Causais dos Acidentes do Trabalho




Os fatores causais dos acidentes do trabalho são vários e não é mais possível a abordagem pelo ponto de vista da bicausailidade.

Hoje lemos em textos firmados por especialistas, o uso dos termos "ato inseguro" e "condição insegura" com definições mais favoráveis do que as inicialmente conhecidas. Mesmo assim, entendemos que tal posição apenas serve para manter arraigado o conceito da bicausalidade dos acidentes e doenças, quando quase nenhum evento pode ser explicado com base em uma ou duas causas.


A multicausalidade é reconhecida hoje até pelo Ministério do Trabalho, que no seu site (http://www.mte.gov.br/empregador/segsau/analise/fatorescausais/default.asp) Apresenta os "Fatores Causais dos Acidentes de Trabalho". Lista onze fatores principais buscando assim, pela compreensão da gênese dos acidentes e doenças, proporcionar as melhores ações de prevenção.

http://www.mte.gov.br/empregador/segsau/analise/fatorescausais/default.asp

Alunos da Escola Factum elaboram o Mapa de Riscos Ambientais


Alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho da Escola Factum, de Porto Alegre/RS, estão desenvolvendo o Mapa de Riscos Ambientais, como prática de aprendizado das atribuições e funcionamento das Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. A Turma TS 101 da manhã já no segundo semestre, vem contando com a participação da Turma TS 102, também da manhã no processo eleitoral. A CIPA quem vem sendo constituída passo-a-passo, visa aplicar os conhecimentos teóricos da disciplina de Fundamentos de Segurança do Trabalho II, no que cabe e favorecendo aos alunos uma vivência das práticas profissionais, quando deverão, nas empresas, orientar a CIPA desde sua constituição, seu funcionamento até a sua capacitação. Está sendo aplicado o Modelo Operário Italiano para a confecção dos mapas e haverá uma apresentação no dia 24 de maio dos trabalhos realizados. Dentro dos objetivos do projeto CIPA da turma da manhã, está a organização de um curso de formação de membros de CIPA, a ser ministrado inicialmente para alunos dos demais cursos técnicos da Escola. Desde já todos agradecemos o apoio e o incentivo da Direção da Escola para essas atividades. Indicamos um link para leitura sobre o tema Mapa de Riscos. http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000200012