09 maio 2006

Lavando os uniformes dos empregados



Imagem:http://www.megabrasil.net/imagens/equipamentos_04.gif

As empresas de São Paulo poderão ter que lavar os uniformes dos seus empregados. Veja reportagem abaixo:

Empresas
Nova lei obriga empresas a lavarem uniformes dos funcionários
Terça, 9 de Maio de 2006, 10h31
Fonte: INVERTIA


"Uma nova lei que poderá ser regulamentada pelo governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, poderá obrigar as empresas que trabalham com produtos químicos perigosos a lavarem os uniformes de seus funcionários.

A Lei número 12.254, de 09 de fevereiro de 2006 - promovida pelo deputado estadual José Zico Prado (PT-SP) - foi criada pelo fato de muitas empresas que lidam com produtos químicos perigosos não lavarem os uniformes de seus funcionários, fazendo com que eles tenham de lavar em suas casas. Muitas vezes, as substâncias podem ser nocivas ao trabalhador e sua família.

O Sindicato de Lavanderias e Similares de São Paulo (Sindilav), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), a Força Sindical e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) apóiam o projeto. Segundo a lei, as empresas poderão assumir a lavagem internamente ou terceirizá-la. No caso da lavagem ser feita pela própria empresa, ela terá de tratar os resíduos e a água para não poluir o meio-ambiente.

"Como grandes conhecedores de produtos químicos, sabemos que algumas classes trabalhadoras correm riscos ao expor suas famílias ao contato com substâncias utilizadas em empresas que chegam aos lares pelos uniformes", alerta José Carlos Larocca, presidente do Sindilav. " http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200605091331_INV_29352935

Nenhum comentário: